Victor Ferzeli
Página Inicial
Contato
  Localização
 

Disfunção Têmporo-mandibular

 

Uma vez você se inteirado do que é ATM (Articulação Têmporo-mandibular), cabe explanar algumas informações sobre as desordens que a comprometem .
Elas podem provocar sinais e sintomas característicos, como:

  • Dores de cabeça na região temporal (cefaléias primárias do tipo tensional);
  • Cansaço muscular na região do músculo masseter (ver figura no link: o que é ATM?)
  • Dor de fundo de olho;
  • Dores no pescoço, nuca, ombros;
  • Dores na região do ouvido;
  • Coceira, além de maior produção de cera no ouvido;
  • Pressão e diminuição na audição (barohipoacusia);
  • Zumbido em um ou nos dois ouvidos;
  • Vertigem;
  • Estalos nas articulações;
  • Desvios ou limitação de abertura bucal;
Esses sinais e sintomas acima citados podem ter características de Desordens Musculares e/ou Articulares.

O que significa isso?


Desordens Musculares


Afetam os músculos que fazem parte do complexo cabeça-pescoço normalmente por hiper-atividade, ou seja, usar muitos os músculos além do seu limite (ex.: chiclets, ou apertamento dental, etc.)ou de forma inadequada (ex.: postura errada à frente do computador no seu uso estendido, dormir sempre sobre o mesmo lado, apoiar a cabeça com as mãos ,etc.)

A etiologia ou causa, são várias por isso diz-se multifatorial. Descrevem-se aqui as mais comuns:

Emocional, Postural, Oclusal (mordida), Estrutural (anatômica ), etc.

Em muitas pesquisas observam-se como uma das mais freqüentes por acompanhar esses pacientes com DTM, algum tipo de alteração emocional. Normalmente pacientes muito perfeccionistas, altamente irritados, com alteração no sono (intranqüilo), com ansiedade, com depressão ou tendência a mesma, ou passando por problemas emocionais em casa ou no trabalho. Observam-se também, muitos jovens em fase de concursos (vestibular, etc.) com muitas Desordens da ATM, normalmente são pacientes que desenvolvem hábitos para-funcionais como: mordiscar lápis, tampa de caneta, roer unha ( onicofagia ), mascar chicletes . Outras questões importantes são erros posturais (frente a tela de computadores por longo período de forma incorreta), além de dormir sempre do mesmo lado debruçado em cima das mãos.

Abre-se aqui um parêntese importante sobre os hábitos tão nocivos quanto aos acima citados, são eles: bruxismo - ato de ranger os dentes friccionandos (rangendo) os superiores contra os inferiores durante o dia ou à noite involuntariamente. Outro é o apertamento dental - ato de pressionar os dentes superiores e inferiores entre si de forma cêntrica sem movimentos apenas apertando-os, situação essa muito comum em momentos de estresse emocional e tensão.
Outra causa que pode ter alguma participação ocorre na Oclusão (mordida), por exemplo após alguma restauração odontológica ou prótese ou após algum tratamento ortodôntico onde você não sinta a sua mordida confortável (um lado de sua boca seus dentes se tocam primeiro que outro,etc.).
 

Tem-se também uma situação contrária onde a oclusão pode estar sendo prejudicada por uma DTM (p.ex. hiperatividade de músculos desposicionando a mandíbula ou mal-posicionamento do disco articular conseqüentemente alteram a mordida).
Condição postural global também participa como um forte fator agravante, como em pacientes hiper-lordose, hiper-sifose, escoliose ou qualquer outra alteração na postura de forma acentuada, que de forma ascendente pode desposicionar a cabeça fazendo uma anteriorização com rotação posterior do crânio.
 

Outra causa apesar de menos freqüente, seria doença degenerativa infecciosa ou não, como osteoartrite, osteoartrose, artrite reumatóide, etc., também interferem no posicionamento articular além de processos inflamatórios levando as suas desordens.


Desordem Articular


Tem a característica de ser qualquer alteração na ATM propriamente dita, ou seja, no complexo côndilo-disco (ver imagens no link: O que é ATM?) onde se perceba alterações na abertura bucal, seja estalando (cliques), seja desviando (movimentos de zig-zag), ou defletindo a mandíbula (na abertura total a linha mediana nos dentes aparece totalmente deslocada para um dos lados) ou no seu pior estágio, a limitação de abertura bucal, que também pode ser causada por hiperatividade muscular. Para um diagnóstico mais preciso além de um bom questionamento ao paciente quanto à história do caso e a sua evolução, são diagnósticos complementares por imagens de ressonância magnética das ATM’s.
 


Na realidade uma desordem articular que leva às condições desde estalidos até limitações de abertura bucal não acontece do dia para outro, a não ser que tenha ocorrido um macrotrauma vitima de p.ex. um acidente automobilístico ou esportivo ou outro qualquer de natureza importante que tenha levado a movimentos abruptos de cabeça, mandíbula e pescoço. A degeneração articular pode levar anos até se complicar em definitivo e uma vez as estruturas articulares deformadas, dificilmente voltam a sua anatomia original. Então, o importante aqui é esclarecer que tão logo se perceba barulhos na ATM, que passem a incomodar ou acompanhadas de dor, como as citadas no inicio, deve-se procurar imediatamente um especialista em ATM.

Movimentos como o Bruxismo, que só é confirmado de forma diurna pelo próprio paciente ou noturna durante o sono por alguém que o perceba, importante que se ressalte que pequenos desgastes nos dentes pode ocorrer de forma fisiológica na mastigação sem contudo afirmar-se que se trata de bruxismo; assim como o Apertamento dental acompanhado de hábitos para-funcionais (roer unha, mascar chicletes) pode para uma grande maioria das pessoas, principalmente mulheres, pode ser um fator inicializador e perpetuador de uma desordem articular como Estalos ou estalidos.
Isto ocorre pelo fato de que a cabeça da mandíbula fazendo muita pressão no disco articular, começa deformá-lo na sua porção posterior deixando afinado e por sua vez com a boca fechada num determinado momento ele se mantém anteriorizado (a frente do côndilo) e ao abrir a boca ele é capturado pelo côndilo emitindo um som, nesse momento que denominados desde estalos ou estalidos ou click ou podendo ser amassamentos ou criptações, diagnosticado pelo cirurgião-dentista.
 

Então, relembrando, primeiramente tínhamos um disco bem posicionado numa articulação, posteriormente o disco se anteriorizou e no movimento para abertura bucal o disco se reposicionou provocando o barulho articular (estalos).
Compare as duas situações nas animações abaixo:
Uma normal (lado esquerdo), a outra com disco articular sendo capturado na abertura (lado direito).

 

 
Existem casos, onde esses discos depois de estalos num estágio mais avançado, passam a não ser mais reposicionados, desaparecendo mais o barulho articular, mas limitando a abertura bucal e normalmente acompanhada de dor na articulação (dor artrálgica) não diagnosticada na Otorrinolaringologia ao examinar o conduto auditivo. Isso acontece, pois, com o disco anteriorizado com ou sem captura na abertura, o côndilo passa a pressionar uma área a frente do conduto auditivo que dentro da fossa mandibular denominamos de Zona Bilaminada que é muito inervada e irrigada, com a pressão dessa cabeça da mandíbula nessa área passa a desencadear essa dor incessante.
Compare as duas situações nas animações abaixo:
Uma normal (lado esquerdo), a outra com disco articular não sendo capturado na abertura (lado direito) = limitação de abertura bucal.
 
 
Prevenção
Não existe na literatura, uma forma especifica de prevenção, o que podemos evitar é que esses fatores predisponentes sejam reduzidos ou eliminados. Cita-se evitar hábitos para-funcionais acima citados, posturas errôneas em frente ao computador, em situações emocionais procurar por atendimentos da área (psicólogos, psicoterapeutas, etc.), fazer exercícios físicos (caminhadas, iogas, breitling replica sale natação, evitando musculação temporariamente, etc.) e caso você perceba sua mordida muito diferente procure um cirurgião-dentista que domine a oclusão ou especialistas na área de desordens da ATM, para saber qual a causa.







Apesar desse link ser apenas um dispositivo de orientação a comunidade ligada a internet, não serve como fonte para trabalhos; nessas explicações que se seguem, tanto imagens quanto as explanações científicas foram extraídas dos livros abaixo, da qual agradeço a valiosa elaboração:

DTM- diagnóstico funcional e princípios terapêuticos – Alex Bauman & Ulrich Lotzmann
Fundamentos de Oclusão e DTM- Okeson,J
Anatomical Atlas of TMJ Nakazawa,K.-
Oclusão Clínica –Atlas Santos Jr, José
TMJ teacher –SmileSistem Inc.
Disfunções da ATM e dos músculos da mastigação- Zarb – Carlssonn – Sessle - Mohl




Obs.: todas as informações acima são de caráter informativo e se você apresenta qualquer um desses sintomas procure imediatamente um cirurgião-dentista especialista em DTM e Dores Orofaciais na sua cidade ou região.


 
Site hospedado por Vonin Comunicação
Just like all other brands, replica watches sale too aims to keep its customers satisfied so that their loyalty towards the brand improves. This would bring them replica watches uk and also spread the good word of mouth about the brand. Although the brand speaks for itself through the stylish and high-quality timepieces it makes, the customers are given the rolex replica sale hand by being offered a wide variety to choose from so that they don¡¯t return disappointed. Brand value is not made just by making replica watches sale expensive; it is also needed to give customers the prestige they look for. The word Swatch actually comes from rolex replica sale. Since its launch the Swatch watch has gone on to become the most successful wristwatch of all time, and The rolex replica sale, the parent company, is the largest and most dynamic watch company in the world. But why has a cheap, plastic watch become so beloved by millions the world over?